Sobre

Sobre o projeto Jogos Matemáticos, que conta com aulas como componente curricular obrigatório para as turmas de 4º anos do Ensino Fundamental das escolas do município de Batatais.

Equipe Remar

METODOLOGIA: O projeto REMAR/ UFSCar será utilizado como instrumento para o desenvolvimento das habilidades previstas para o currículo de Matemática. O professor das aulas dos Jogos Matemáticos, em parceria com o professor titular, deverá orientar os alunos nos procedimentos de estudos, realização e customização dos jogos do REMAR.

Será necessário também que o professor utilize recursos tecnológicos diversificados como instrumentos de aquisição de conhecimentos matemáticos: jogos físicos e jogos digitais.

Baseada no trabalho coletivo, visando o desenvolvimento integral do aluno, dentro de uma visão construtivista, interacionista e sócio interacionista, atendendo ao que está disposto no Projeto Político Pedagógico (PPP) e Currículo Educacional.

OBJETIVOS GERAIS:

  • Possibilitar o aluno a desenvolver a capacidade de organização, análise, reflexão e argumentação e uma série de atitudes como: aprender a ganhar e a lidar com o perder, aprender a trabalhar em equipe, respeitar regras, entre outras. Nesse sentido, o papel do professor é essencial, para que este explore os jogos e sua potencialidade de forma educativa e pedagógica;
  • Capacitar o aluno a construir estratégias para solução de situações-problema vividas em seu dia-a-dia.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Desenvolver a capacidade de lidar com informações e criar significados culturais para os conceitos matemáticos através de jogos;
  • Consolidar os conhecimentos já construídos e estruturados pelo professor;
  • Desenvolver o raciocínio lógico, a criatividade e o senso cooperativo;
  • Instigar o pensamento independente e a habilidade de resolver problemas;
  • Estimular o gosto pela disciplina.

Rolar para cima