Terceiro Ano Habilidades

(EF02MA05) Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.

(EF02MA05) Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.

(EF03MA08) Resolver e elaborar problemas de divisão de um
número natural por outro (até 10), com resto zero e com resto
diferente de zero, com os significados de repartição equitativa
e de medida, por meio de estratégias e registros pessoais.

(EF03MA13) Associar figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e
esfera) a objetos do mundo físico e nomear essas figuras.

(EF03MA09) Associar o quociente de uma divisão com resto
zero de um número natural por 2, 3, 4, 5 e 10 às ideias de
metade, terça, quarta, quinta e décima partes.

(EF02MA18) Indicar a duração de intervalos de tempo entre duas datas, como dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, para planejamentos e organização de agenda.

(EF04MA03) Resolver e elaborar situações-problema com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas e/ou arredondamento do resultado.

(EF02MA01) Comparar e ordenar números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e função do zero).

(EF02MA05) Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.

(EF02MA01) Comparar e ordenar números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e função do zero).

(EF02MA06) Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até três ordens, com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, utilizando estratégias pessoais ou convencionais.

(EF02MA18) Indicar a duração de intervalos de tempo entre duas datas, como dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, para planejamentos e organização de agenda.

(EF02MA06) Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até três ordens, com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, utilizando estratégias pessoais ou convencionais.

(EF06MA03) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.

(EF04MA03) Resolver e elaborar situações-problema com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas e/ou arredondamento do resultado.



(EF02MA06) Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até três ordens, com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, utilizando estratégias pessoais ou convencionais.

(EF02MA06) Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até três ordens, com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, utilizando estratégias pessoais ou convencionais.

(EF03MA07) Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4, 5 e 10) com os significados
de adição de parcelas iguais e elementos apresentados em disposição retangular, utilizando diferentes
estratégias de cálculo e registros.

(EF02MA06) Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até três ordens, com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, utilizando estratégias pessoais ou convencionais.

(EF03MA20) Estimar e medir capacidade e massa, utilizando unidades de medida não padronizadas e
padronizadas mais usuais (litro, mililitro, quilograma, grama e miligrama), reconhecendo-as em leitura
de rótulos e embalagens entre outros.

(EF03MA20) Estimar e medir capacidade e massa, utilizando unidades de medida não padronizadas e
padronizadas mais usuais (litro, mililitro, quilograma, grama e miligrama), reconhecendo-as em leitura
de rótulos e embalagens entre outros.

(EF02MA06) Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até três ordens, com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, utilizando estratégias pessoais ou convencionais.

(EF35LP23) Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, aliterações e diferentes
modos de divisão de versos, estrofes e refrãos e seus efeitos de sentido.

(EF02MA06) Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até três ordens, com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, utilizando estratégias pessoais ou convencionais.

(EF02MA06) Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até três ordens, com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, utilizando estratégias pessoais ou convencionais.

(EF02MA06) Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até três ordens, com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, utilizando estratégias pessoais ou convencionais.

(EF02MA06) Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até três ordens, com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, utilizando estratégias pessoais ou convencionais.

(EF03MA13) Associar figuras geométricas espaciais (cubo,
bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera) a objetos do
mundo físico e nomear essas figuras.

(EF02MA06) Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até três ordens, com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, utilizando estratégias pessoais ou convencionais.

(EF03MA06) Resolver e elaborar problemas de adição
e subtração com os significados de juntar, acrescentar,
separar, retirar, comparar e completar quantidades, utilizando
diferentes estratégias de cálculo exato ou aproximado,
incluindo cálculo mental.

(EF03MA06) Resolver e elaborar problemas de adição
e subtração com os significados de juntar, acrescentar,
separar, retirar, comparar e completar quantidades, utilizando
diferentes estratégias de cálculo exato ou aproximado,
incluindo cálculo mental.

(EF02MA18) Indicar a duração de intervalos de tempo entre duas datas, como dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, para planejamentos e organização de agenda.

(EF03MA03) Construir e utilizar fatos básicos da adição,
subtração e da multiplicação para o cálculo mental ou escrito.

(EF03MA06) Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significados de juntar,
acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades, aplicando diferentes estratégias de
cálculo exato ou aproximado, incluindo cálculo mental.

(EF03MA06) Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significados de juntar,
acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades, aplicando diferentes estratégias de
cálculo exato ou aproximado, incluindo cálculo mental.

(EF03MA24) Resolver e elaborar situações-problema que envolvam a comparação e a equivalência de
valores monetários do sistema brasileiro em situações de compra, venda e troca.
(EF03MA06) Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significados de juntar,
acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades, utilizando diferentes estratégias de
cálculo exato ou aproximado, incluindo cálculo mental.

(EF03MA24) Resolver e elaborar situações-problema que envolvam a comparação e a equivalência de
valores monetários do sistema brasileiro em situações de compra, venda e troca.
(EF03MA06) Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significados de juntar,
acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades, utilizando diferentes estratégias de
cálculo exato ou aproximado, incluindo cálculo mental.

(EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por
ditado, palavras e frases de forma alfabética –
usando letras/grafemas que representem
fonemas.

(EF02MA06) Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até três ordens, com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, utilizando estratégias pessoais ou convencionais.

(EF03MA22) Ler e registrar medidas e intervalos de tempo, utilizando relógios (analógico e digital) para
informar os horários de início e término de realização de uma atividade e sua duração.

(EF03MA22) Ler e registrar medidas e intervalos de tempo, utilizando relógios (analógico e digital) para
informar os horários de início e término de realização de uma atividade e sua duração.

(EF02MA06) Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até três ordens, com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, utilizando estratégias pessoais ou convencionais.

(EF03MA22) Ler e registrar medidas e intervalos de tempo, utilizando relógios (analógico e digital) para
informar os horários de início e término de realização de uma atividade e sua duração.

(EF04MA03) Resolver e elaborar situações-problema com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas e/ou arredondamento do resultado.

(EF02MA18) Indicar a duração de intervalos de tempo entre duas datas, como dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, para planejamentos e organização de agenda.

(EF02MA01) Comparar e ordenar números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e função do zero).

(EF06MA03) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.

(EF06MA02) Reconhecer o sistema de numeração decimal, como o que prevaleceu no mundo ocidental, e destacar semelhanças e diferenças com outros sistemas, de modo a sistematizar suas principais características (base, valor posicional e função do zero), utilizando, inclusive, a composição e decomposição de números naturais e números racionais em sua representação decimal.

(EF03MA24) Resolver e elaborar situações-problema que envolvam a comparação e a equivalência de
valores monetários do sistema brasileiro em situações de compra, venda e troca.

(EF03MA24) Resolver e elaborar situações-problema que envolvam a comparação e a equivalência de
valores monetários do sistema brasileiro em situações de compra, venda e troca.

(EF02MA01) Comparar e ordenar números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e função do zero).

(EF03MA24) Resolver e elaborar situações-problema que envolvam a comparação e a equivalência de
valores monetários do sistema brasileiro em situações de compra, venda e troca.
(EF03MA06) Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significados de juntar,
acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades, utilizando diferentes estratégias de
cálculo exato ou aproximado, incluindo cálculo mental.

(EF06MA03) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.

(EF02MA06) Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até três ordens, com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, utilizando estratégias pessoais ou convencionais.

(EF02MA06) Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até três ordens, com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, utilizando estratégias pessoais ou convencio

EF02MA06) Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até três ordens, com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, utilizando estratégias pessoais ou convencio

(EF06MA03) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.

(EF02MA05) Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.

(EF03LP05) Identificar o número de sílabas de palavras, classificando-as em monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas.

(EF03LP10) Reconhecer prefixos e sufixos produtivos na formação de palavras derivadas de substantivos, de adjetivos e de verbos, utilizando-os para compreender palavras e para formar novas palavras.

(EF03MA24) Resolver e elaborar situações-problema que envolvam a comparação e a equivalência de
valores monetários do sistema brasileiro em situações de compra, venda e troca.

(EF02MA05) Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.

(EF02MA06) Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até três ordens, com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, utilizando estratégias pessoais ou convencionais.

(EF02MA05) Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.

(EF03MA20) Estimar e medir capacidade e massa, utilizando unidades de medida não padronizadas e
padronizadas mais usuais (litro, mililitro, quilograma, grama e miligrama), reconhecendo-as em leitura
de rótulos e embalagens entre outros.

(EF02MA01) Comparar e ordenar números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e função do zero)

(EF03MA03) Construir e utilizar fatos básicos da adição,
subtração e da multiplicação para o cálculo mental ou escrito.

(EF03MA03) Construir e utilizar fatos básicos da adição,
subtração e da multiplicação para o cálculo mental ou escrito.

(EF03MA18) Escolher a unidade de medida e o instrumento mais apropriado para medições de
comprimento, tempo e capacidade.

(EF03MA03) Construir e utilizar fatos básicos da adição,
subtração e da multiplicação para o cálculo mental ou escrito.

(EF03MA18) Escolher a unidade de medida e o instrumento mais apropriado para medições de

(EF03MA20) Estimar e medir capacidade e massa, utilizando unidades de medida não padronizadas e
padronizadas mais usuais (litro, mililitro, quilograma, grama e miligrama), reconhecendo-as em leitura
de rótulos e embalagens entre outros.

(EF03MA20) Estimar e medir capacidade e massa, utilizando unidades de medida não padronizadas e
padronizadas mais usuais (litro, mililitro, quilograma, grama e miligrama), reconhecendo-as em leitura
de rótulos e embalagens entre outros.

(EF03MA18) Escolher a unidade de medida e o instrumento mais apropriado para medições de
comprimento, tempo e capacidade.

(EF03MA14) Descrever características de algumas figuras geométricas espaciais (prismas retos,
pirâmides, cilindros, cones), relacionando-as com suas planificações.

(EF03MA14) Descrever características de algumas figuras geométricas espaciais (prismas retos,
pirâmides, cilindros, cones), relacionando-as com suas planificações.

(EF03MA05) Empregar diferentes procedimentos de cálculo mental e escrito para resolver problemas
significativos envolvendo adição, subtração e multiplicação com números naturais.

(EF03MA05) Empregar diferentes procedimentos de cálculo mental e escrito para resolver problemas
significativos envolvendo adição, subtração e multiplicação com números naturais.

(EF03MA22) Ler e registrar medidas e intervalos de tempo, utilizando relógios (analógico e digital) para
informar os horários de início e término de realização de uma atividade e sua duração.

(EF03MA05) Utilizar diferentes procedimentos de cálculo mental
e escrito para resolver problemas significativos envolvendo
adição, subtração e multiplicação com números naturais.

(EF03MA14) Descrever características de algumas figuras geométricas espaciais (prismas retos,
pirâmides, cilindros, cones), relacionando-as com suas planificações.

(EF03MA24) Resolver e elaborar situações-problema que envolvam a comparação e a equivalência de
valores monetários do sistema brasileiro em situações de compra, venda e troca.

(EF03MA06) Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades, utilizando diferentes estratégias de cálculo, incluindo cálculo

(EF03MA06) Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades, utilizando diferentes estratégias de cálculo, incluindo cálculo

(EF03MA05) Utilizar diferentes procedimentos de cálculo mental
e escrito para resolver problemas significativos envolvendo
adição, subtração e multiplicação com números naturais.

(EF03MA05) Utilizar diferentes procedimentos de cálculo mental
e escrito para resolver problemas significativos envolvendo
adição, subtração e multiplicação com números naturais.

(EF03MA05) Utilizar diferentes procedimentos de cálculo mental
e escrito para resolver problemas significativos envolvendo
adição, subtração e multiplicação com números naturais.

(EF03MA08) Resolver e elaborar problemas de divisão de um
número natural por outro (até 10), com resto zero e com resto
diferente de zero, com os significados de repartição equitativa
e de medida, por meio de estratégias e registros pessoais.

(EF03MA08) Resolver e elaborar problemas de divisão de um
número natural por outro (até 10), com resto zero e com resto
diferente de zero, com os significados de repartição equitativa
e de medida, por meio de estratégias e registros pessoais.

(EF03MA06) Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significados de juntar,
acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades, utilizando diferentes estratégias de
cálculo exato ou aproximado, incluindo cálculo mental.

(EF04MA23) Reconhecer temperatura como grandeza e o grau Celsius como unidade de medida a ela associada e utilizá-lo em comparações de temperaturas em diferentes regiões do Brasil ou no exterior ou, ainda, em discussões que envolvam problemas relacionados ao aquecimento global.

(EF03MA20) Estimar e medir capacidade e massa, utilizando unidades de medida não padronizadas e
padronizadas mais usuais (litro, mililitro, quilograma, grama e miligrama), reconhecendo-as em leitura
de rótulos e embalagens entre outros.

(EF03MA20) Estimar e medir capacidade e massa, utilizando unidades de medida não padronizadas e
padronizadas mais usuais (litro, mililitro, quilograma, grama e miligrama), reconhecendo-as em leitura
de rótulos e embalagens entre outros.

(EF03MA06) Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significados de juntar,
acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades, utilizando diferentes estratégias de
cálculo exato ou aproximado, incluindo cálculo mental.

(EF03MA18) Escolher a unidade de medida e o instrumento mais apropriado para medições de
comprimento, tempo e capacidade.

(EF03MA05) Empregar diferentes procedimentos de cálculo mental e escrito para resolver problemas
significativos envolvendo adição, subtração e multiplicação com números naturais.

(EF03MA05) Empregar diferentes procedimentos de cálculo mental e escrito para resolver problemas
significativos envolvendo adição, subtração e multiplicação com números naturais.

(EF03MA05) Utilizar diferentes procedimentos de cálculo mental
e escrito para resolver problemas significativos envolvendo
adição, subtração e multiplicação com números naturais.

(EF03MA05) Utilizar diferentes procedimentos de cálculo mental
e escrito para resolver problemas significativos envolvendo
adição, subtração e multiplicação com números naturais.

(EF03MA05) Utilizar diferentes procedimentos de cálculo mental
e escrito para resolver problemas significativos envolvendo
adição, subtração e multiplicação com números naturais.

(EF35LP30) Diferenciar os efeitos de sentido decorrentes do uso de discurso direto e indireto e de
diferentes verbos de dizer, na leitura de textos de diferentes gêneros.

(EF35LP30) Diferenciar os efeitos de sentido decorrentes do uso de discurso direto e indireto e de
diferentes verbos de dizer, na leitura de textos de diferentes gêneros.

(EF01LP13) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais.

(EF06MA02) Reconhecer o sistema de numeração decimal, como o que prevaleceu no mundo ocidental, e destacar semelhanças e diferenças com outros sistemas, de modo a sistematizar suas principais características (base, valor posicional e função do zero), utilizando, inclusive, a composição e decomposição de números naturais e números racionais em sua representação decimal.

(EF03MA03) Construir e utilizar fatos básicos da adição,
subtração e da multiplicação para o cálculo mental ou escrito.

(EF03MA28) Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas em um universo de até 50 elementos,
organizar os dados coletados utilizando listas, tabelas simples e representá-los em gráficos de colunas
simples, com e sem uso de tecnologias digitais.

(EF03MA02) Identificar características do sistema de numeração decimal, utilizando a composição e a
decomposição de número natural de até quatro ordens.

(EF03MA14) Descrever características de algumas figuras geométricas espaciais (prismas retos,
pirâmides, cilindros, cones), relacionando-as com suas planificações.

(EF03MA01) Ler, escrever e comparar números naturais até a ordem de unidade de milhar, estabelecendo
relações entre os registros numéricos a partir das regularidades do sistema de numeração decimal e
em língua materna.

(EF03MA19) Estimar, medir e comparar comprimentos, utilizando unidades de medida não padronizadas
e padronizadas mais usuais (metro, centímetro e milímetro) e diversos instrumentos de medida.

(EF03MA29*) Construir, utilizar e desenvolver estratégias
diversas para o cálculo das quatro operações.

(EF03MA20) Estimar e medir capacidade e massa, utilizando unidades de medida não padronizadas e
padronizadas mais usuais (litro, mililitro, quilograma, grama e miligrama), reconhecendo-as em leitura
de rótulos e embalagens entre outros.

Rolar para cima