(EF04MA10A) Reconhecer que as regras do sistema de numeração decimal podem ser estendidas para a representação decimal de um número racional e relacionar décimos e centésimos com a representação do sistema monetário brasileiro, estabelecendo relações entre representação fracionária e representação decimal de um número racional.
(EF04MA06B) Resolver e elaborar situações-problema envolvendo diferentes significados da multiplicação: combinatória e proporcionalidade, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
(EF03MA05) Utilizar diferentes procedimentos de cálculo mental e escrito para resolver problemas significativos envolvendo adição, subtração e multiplicação com números naturais.
(EF04MA27) Ler, interpretar e analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de colunas ou pictóricos, com base em informações das diferentes áreas do conhecimento e produzir texto com a síntese de sua análise.
(EF04MA06B) Resolver e elaborar situações-problema envolvendo diferentes significados da multiplicação: combinatória e proporcionalidade, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
(EF04MA18) Reconhecer ângulos retos e não retos em figuras poligonais com o uso de dobraduras, esquadros ou softwares de geometria.
(EF02MA14) Reconhecer, nomear e comparar figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera), relacionando-as com objetos do mundo físico.
(EF04MA06A) Resolver e elaborar situações-problema envolvendo diferentes significados da multiplicação: adição de parcelas iguais, organização retangular, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo
mental e algoritmos.
(EF03MA05) Utilizar diferentes procedimentos de cálculo mental e escrito para resolver problemas significativos envolvendo adição, subtração e multiplicação com números naturais.
(EF04MA06B) Resolver e elaborar situações-problema envolvendo diferentes significados da multiplicação: combinatória e proporcionalidade, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
(EF04MA15) Determinar o número desconhecido que torna verdadeira uma igualdade que envolve as operações fundamentais com números naturais.
(EF04MA15) Determinar o número desconhecido que torna verdadeira uma igualdade que envolve as operações fundamentais com números naturais.
(EF04MA26) Identificar, entre eventos aleatórios cotidianos, aqueles que têm
maior chance de ocorrência, reconhecendo características de resultados mais
prováveis, sem utilizar frações, explorando a ideia de probabilidade e combinatória
em situações-problema simples.
(EF02MA14) Reconhecer, nomear e comparar figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera), relacionando-as com objetos do mundo físico.
Semana 22
de 28 a 29 de julho
Forca Graus Celsius
(EF04MA23A) Ler informações e reconhecer temperatura como grandeza e o grau Celsius como unidade de medida a ela associada e utilizá-lo em comparações de
temperaturas de um dia, uma semana ou um mês.
Semana 23
de 01 a 05 de agosto
Forca Tabela de Sucos
(EF04MA13) Reconhecer, por meio de investigações, utilizando a calculadora
quando necessário, as relações inversas entre as operações de adição e
de subtração e de multiplicação e de divisão, para aplicá-las na resolução de
problemas, dominando estratégias de verificação e controle de resultados pelo
uso do cálculo mental e/ou da calculadora.
Semana 24
de 08 a 12 de agosto
Responda Gincana Escolar
(EF04MA13) Reconhecer, por meio de investigações, utilizando a calculadora
quando necessário, as relações inversas entre as operações de adição e
de subtração e de multiplicação e de divisão, para aplicá-las na resolução de
problemas, dominando estratégias de verificação e controle de resultados pelo
uso do cálculo mental e/ou da calculadora.
Semana 25
de 15 a 19 de agosto
Mar do Saber Arredondamento
(EF04MA03) Resolver e elaborar situações-problema com números naturais
envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo
mental e algoritmos, além de fazer estimativas e/ou arredondamento do resultado.
Semana 19
de 20 a 24 de junho
Forca Medidas de Tempo
(EF04MA22) Ler, reconhecer e registrar medidas e intervalos de tempo em horas,
minutos e segundos em situações relacionadas ao cotidiano, como informar os
horários de início e término de realização de uma tarefa e sua duração, realizando
conversões simples e resolvendo problemas utilizando unidades de tempo.
Semana 20
de 27 de junho a 01 de julho
Responda Figurinhas
(EF04MA03) Resolver e elaborar situações-problema com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas e/ou arredondamento do resultado.
Semana 20
de 27 de junho a 01 de julho
Escola Figurinhas
(EF04MA03) Resolver e elaborar situações-problema com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas e/ou arredondamento do resultado.
Semana 21
de 04 a 08 de julho
Responda Cálculo Mental
(EF04MA03) Resolver e elaborar situações-problema com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas e/ou arredondamento do resultado.
Semana 15
de 23 a 27 de maio
Escola Leitura de Números
(EF04MA01B) Reconhecer números naturais de 5 ordens ou mais, e utilizar as
regras do sistema de numeração decimal, para leitura, escrita comparação e
ordenação no contexto diário.
Semana 16
de 30 de maio a 03 de junho
Mahjong Adição II
(EF04MA03) Resolver e elaborar situações-problema com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas e/ou arredondamento do resultado.
Semana 17
de 06 a 10 de junho
Forca Sólidos Geométricos
(EF04MA17A) Associar prismas e pirâmides a suas planificações e analisar, nomear e comparar seus atributos, estabelecendo relações entre as representações planas e espaciais, identificando
regularidades nas contagens de faces, vértices e arestas no caso dos prismas e das pirâmides.
Semana 18
de 13 a 17 de junho
Responda Medidas de Tempo
(EF04MA22) Ler, reconhecer e registrar medidas e intervalos de tempo em horas,
minutos e segundos em situações relacionadas ao cotidiano, como informar os
horários de início e término de realização de uma tarefa e sua duração, realizando
conversões simples e resolvendo problemas utilizando unidades de tempo.
Semana 11
de 25 a 29 de abril
Responda Par ou Ímpar
(EF04MA01B) Reconhecer números naturais de 5 ordens ou mais, e utilizar as
regras do sistema de numeração decimal, para leitura, escrita comparação e
ordenação no contexto diário.
Semana 12
de 02 a 06 de maio
Forca Ordens e Classes
(EF04MA01A) Ler, escrever e ordenar números naturais, com pelo menos três
ordens, observando as regularidades do sistema de numeração decimal.
Semana 13
de 09 a 13 de maio
Forca População
(EF04MA01B) Reconhecer números naturais de 5 ordens ou mais, e utilizar as
regras do sistema de numeração decimal, para leitura, escrita comparação e
ordenação no contexto diário.
Semana 14
de 16 a 20 de maio
Responda Matemática Fácil
(EF04MA06B) Resolver e elaborar situações-problema envolvendo diferentes significados da multiplicação: combinatória e proporcionalidade, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos
Semana 07
de 28 de março a 01 de abril
Forca Antecessor e Sucessor
(EF04MA01A) Ler, escrever e ordenar números naturais, com pelo menos três
ordens, observando as regularidades do sistema de numeração decimal.
Semana 08
de 04 a 08 de abril
Responda Composição e Decomposição dos Números
(EF04MA02) Mostrar, por decomposição e composição, que todo número natural
pode ser escrito por meio de adições e multiplicações por múltiplos de dez, para
compreender o sistema de numeração decimal e desenvolver estratégias de
cálculo.
Semana 09
de 11 a 15 de abril
Forca Coleção de Cards
(EF04MA02) Mostrar, por decomposição e composição, que todo número natural pode ser escrito por meio de adições e multiplicações por múltiplos de dez, para compreender o sistema de numeração decimal e desenvolver estratégias de cálculo.
Semana 10
de 18 a 22 de abril
Responda Fichas Sobrepostas
(EF04MA01A) Ler, escrever e ordenar números naturais, com pelo menos três
ordens, observando as regularidades do sistema de numeração decimal.
Semana 05
de 14 a 18 de março
Responda Batatais
(EF03HI02) Selecionar, por meio da consulta de fontes de diferentes naturezas, e registrar acontecimentos ocorridos ao longo do tempo na cidade ou região em que vive.
Semana 05
de 14 a 18 de março
Mahjong Batatais minha terra querida
(EF03HI02) Selecionar, por meio da consulta de fontes de diferentes naturezas, e registrar acontecimentos ocorridos ao longo do tempo na cidade ou região em que vive.
Semana 05
de 14 a 18 de março
Memória Parabéns Batatais
(EF03HI02) Selecionar, por meio da consulta de fontes de diferentes naturezas, e registrar acontecimentos ocorridos ao longo do tempo na cidade ou região em que vive.
Semana 06
de 21 a 25 de março
Forca Enigmas e Desafios
(EF04MA03) Resolver e elaborar situações-problema com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas e/ou arredondamento do resultado.
Semana 01
de 14 a 18 de fevereiro
Forca Adição II
(EF04MA03) Resolver e elaborar situações-problema com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas e/ou arredondamento do resultado.
Semana 02
de 21 a 25 de fevereiro
Responda Números
(EF04MA01A) Ler, escrever e ordenar números naturais, com pelo menos três ordens, observando as regularidades do sistema de numeração decimal.
Semana 03
de 28 de fevereiro a 04 de março
Mahjong Desafios matemáticos I
(EF04MA03) Resolver e elaborar situações-problema com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas e/ou arredondamento do resultado.
Semana 04
de 07 a 11 de março
Responda Sistema Monetário
(EF04MA10A) Reconhecer que as regras do sistema de numeração decimal podem ser estendidas para a representação decimal de um número racional e relacionar décimos e centésimos com a representação do sistema monetário brasileiro, estabelecendo relações entre representação fracionária e representação decimal de um número racional.
